alarm-clock-2116007_1280

Sono e alimentação

Veja que alimentos influenciam o sono.

O estilo de vida atual (sedentarismo, stress, hábitos alimentares desregulados, consumo energético elevado) pode afetar a qualidade do nosso sono. 

O sono é uma necessidade essencial para o ser humano, responsável pelo crescimento e renovação das células, reparação de tecidos e órgãos, regulação da produção de hormonas, etc. Estudos correlacionam a curta duração do sono (<6h) com um impacto negativo na saúde e na prevalência de doenças crónicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade. Verificou-se o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), gordura abdominal, resistência à insulina e desregulação no apetite dos indivíduos que participaram nestes estudos, principalmente nos indivíduos que adormecem e acordam mais tarde. 

Os hábitos alimentares saudáveis e equilibrados atuam como agente regulador importante no nosso ciclo circadiano através da manutenção de um peso corporal adequado e, também, no fornecimento de nutrientes para a produção de hormonas que o nosso organismo necessita:

  • Triptofano – presente na carne, ovo, peixe, lacticínios e frutos gordos;
  • Vitaminas do complexo B (B3, B6 e B9) – presentes nos vegetais de folha verde, salmão, ovo, abacate;
  • Zinco e magnésio – minerais presentes nas frutas, frutos gordos, sementes e cereais integrais;
  • Fibra – presente nos cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais.

É importante que se evite alimentos estimulantes antes da hora de deitas, como o café, chocolate, chá verde, chá preto, bem como refeições ricas em calorias e em gordura uma vez que prejudicam o sono. Opte por chá de camomila, cidreira, tília, erva doce. 

A prática regular de atividade física ajuda na restauração do equilíbrio hormonal e melhor a inflamação, promovendo a regulação dos nossos padrões de sono e a nossa saúde.  

Adaptado de: Holmes Place, 2020. A Influência do Sono na Alimentação.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email