Combate ao abandono escolar em Moçambique

193 estudantes recebem Kits Alimentares em Natôa.

O retorno às aulas presenciais em Moçambique ainda não foi possível para a maioria dos estudantes, mas a ansiedade e motivação para regressarem é imensa, e podemos sentir isso sempre que estamos presentes nas comunidades.

Os estudantes estão cansados de “sentar em casa”, como se diz em Moçambique, sem poderem aprender e estar com os amigos na escola. São estes momentos de incerteza que vivemos que potenciam o abandono escolar, já que muitos estudantes tiveram a necessidade de ajudar a família a procurar rendimentos para a sua sobrevivência.

Uma das estratégias para combater esta realidade é criar incentivos para que os estudantes possam continuar a estudar. Desta forma, graças à Galp e sua Fundação, a Helpo fez uma distribuição de Kits Alimentares para todos os estudantes do ensino secundário da comunidade de Natôa, na Província de Nampula. Este Kit é composto por 1Lt de óleo de cozinha, 2kg de açúcar e 1kg de sal, produtos essenciais na alimentação das populações rurais e de baixo poder económico.

Foram beneficiados 193 estudantes, dos quais 139 meninos e 54 meninas, pertencentes à 8.ª e 9.ª classes. Estes estudantes ainda não retomaram as aulas, mas foi com grande satisfação e gratidão que receberam este apoio, que servirá também como forte incentivo para regressarem à escola no ano letivo de 2021, pois sabem que, nos momentos de maiores dificuldades, a Galp e a Helpo os irão ajudar.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email