As novas medidas para o confinamento, anunciadas para os próximos fins de semana prolongados, e os dias mais curtos obrigam-nos a ficar mais tempo em casa. Sabemos que estas restrições podem contribuir para que o consumo de alimentos hipercalóricos e ditos “menos bons” seja maior que o desejado.
Voltamos a precisar de nos reinventar. Repensar como ocupar o tempo livre das crianças (e o nosso), organizar as compras, planear as refeições e encontrar tempo e espaço para a prática de atividade física, que nestes dias se assume ainda mais importante para a manutenção da nossa saúde mental.
Envolver as crianças nas tarefas da cozinha ou usar o tempo livre para as ensinar a preparar refeições saudáveis, é uma boa forma de toda a família se manter ocupada, e de, ao mesmo tempo, colocar em prática estilos de vida saudáveis. Lembre-se que as crianças aprendem por modelagem, isto é, imitando os comportamentos dos adultos.
A DGS elaborou infografias simples sobre como fazê-lo, dependendo da idade das crianças. Veja as imagens em baixo, inspire-se e convide as crianças a ir consigo para a cozinha.


