WhatsApp Image 2020-11-23 at 09.00.27

Aprender e brincar na rua, prevenindo a COVID-19 em São Tomé e Príncipe

O exterior enquanto espaço privilegiado de aprendizagem.

Em contexto africano, utilizar fundamentalmente o espaço exterior faz parte das práticas do quotidiano. A pandemia veio reforçar a valorização deste espaço. No que diz respeito ao ensino pré-escolar, tem sido valorizada esta utilização para além do tempo de brincadeira livre. Com salas pequenas e cheias de crianças, a solução encontrada pelas equipas educativas e pela Helpo foi utilizar o espaço exterior, através da instalação de vastas coberturas, para assegurar a realização das diversas atividades, respeitando as medidas preventivas e zelando por um espaço de aprendizagem com conforto e qualidade.

“A cobertura veio ajudar muito porque é um espaço cá fora onde podemos fazer atividades recreativas mesmo com um sol muito intenso. Dá para as crianças brincarem à vontade. Também podemos receber melhor os pais quando trazem as crianças. Quando as salas ficam muito cheias, dá para dividir o grupo e usar também o páteo. É uma grande mudança!”, garante Cirila, a responsável desta faixa etária.

Esta intervenção decorreu no berçário de 2 anos, parte integrante do Jardim de Infância Pimpolho, no âmbito do projeto “Valorização da Educação Pré Escolar em São Tomé e príncipe através da valorização de recursos locais”, cujo financiador principal é a Fundação Calouste Gulbenkian.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email