A resiliência é a capacidade que temos de recuperar perante a adversidade e ultrapassá-la, seguindo a nossa vida. Situações difíceis ou traumas permitem-nos desenvolver recursos que se encontravam latentes e que desconhecíamos até então. Nos últimos meses, a nossa resiliência tem sido colocada à prova em diversas áreas da nossa vida, tem-nos permitido também desenvolver recursos de forma a lidar com as adversidades que estamos a viver.
Esta não é uma característica excecional, um “super-poder” reservado a algumas pessoas, podemos aprendê-la, construí-la e desenvolvê-la, tornando-nos mais resilientes quando estamos expostos a essas dificuldades, podemos encontrá-la em cada um de nós e nas pessoas comuns à nossa volta. A resiliência é dinâmica e desenvolve-se ao longo da vida, exige flexibilidade e adaptação da nossa parte às situações adversas da vida.
Importa termos em conta o que podemos fazer:
- assumir o controle, saber que mesmo perante a adversidade podemos influenciar pelo menos a nossa resposta;
- assumir a responsabilidade de fazer alguma coisa para melhorar a situação;
- decidir a dimensão e o “peso” que damos à adversidade (ex. não tornar a situação catastrófica).
A Ordem dos Psicólogos publicou uma checklist que nos ajudará a refletir sobre os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos em situações adversas (durante a pandemia e em outras situações da nossa vida). O resultado não é uma avaliação ou diagnóstico psicológico, serve para nos ajudar a tomar consciência e pensar sobre os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos de resiliência.
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/sou_resiliente.pdf
https://www.oficinadepsicologia.com/adversidade-e-crescimento-individual/