yellow-2565846_1280

“O que levo na mochila?”

Saúde mental das crianças e jovens no regresso às aulas.

Se, normalmente, o início do ano letivo traz sempre consigo uma série de novos desafios para as crianças e jovens, este ano, a Matemática ingrata e inesperada da COVID-19 multiplicou-os e traz-nos, portanto, um regresso à escola que, apesar de muito aguardado pelos mais novos, é, também, por todas as mudanças e ajustes necessários, de alguma forma, assustador. 

De acordo com a OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses), para as “crianças e jovens o período de encerramento das escolas significou novas barreiras ao seu desenvolvimento social, psicológico e educativo, agravando situações de desigualdade já existentes e colocando em causa dimensões fundamentais da sua vida (como a quebra de rotinas, brincadeiras e contactos sociais)”.

Num estudo diagnóstico levado a cabo pela UNICEF Portugal, desde a declaração do Estado de Emergência, acerca dos efeitos da pandemia no Bem-estar e Direitos da Criança, crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos “manifestam as suas preocupações, reconhecendo que a situação atual obrigou a muitas mudanças na sua vida. No topo destas estão uma nova rotina associada a sentimentos de insegurança, alterações a nível escolar, o menor contacto com os seus pares e uma diferente utilização dos espaços público e privado”.

Assim, a OPP defende que o regresso às aulas deverá ter em conta medidas específicas de suporte, que promovam uma reintegração escolar das crianças e jovens e assegure a saúde física, psicológica e o bem-estar dos mesmos.

“Este ano, no regresso à escola, a saúde psicológica e o bem-estar são as coisas mais importantes na mochila.” São estas as palavras que constam no cartaz produzido pela OPP, no âmbito deste tema. “Palavras da Ordem” que devemos transformar em “palavras de ordem” para este novo ano letivo, procurando tornar ao máximo este regresso à escola mais leve para os mais novos!

Para saber mais sobre este tema, consulte:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_regressar_a_aa_escola_em_tempo_de_pandemia.pdf

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email