Chegou a app StayAway Covid. Trata-se de uma aplicação lançada pelo governo, de uso anónimo, gratuito e voluntário, que o alerta caso tenha estado perto de uma pessoa infetada com COVID-19.
É uma medida complementar a todas as outras medidas de proteção, uma vez que não substitui os cuidados que deve continuar a ter.
Como funciona?
O utilizador que tenha testado positivo poderá inserir, anonimamente, o código do seu teste na aplicação. Uma vez validado este código pela Direção-Geral da Saúde, a aplicação passará a alertar os utilizadores que tenham estado, durante 15 minutos ou mais, próximos do utilizador que testou positivo. Em todo o caso, a aplicação não revela nunca a identidade dos utilizadores e dos seus contactos.
A página inicial da aplicação apresenta a cor verde, o que significa que não registou nenhum contacto de proximidade com elevado risco de contágio. Quando a página inicial muda para a cor amarela, significa que o utilizador esteve próximo de alguém com diagnóstico de COVID-19.
O sistema é gerido pela Direção-Geral da Saúde, que garantirá o tratamento dos dados, com respeito pela legislação europeia e nacional, em matéria de proteção de dados. Aliás, foi ouvida a Comissão Nacional de Proteção de Dados, tendo sido integrados todos os seus requisitos e recomendações. O único dado partilhado é o código da pessoa infetada, que, por sua vez, não permite, em caso algum, a sua identificação.
A aplicação StayAway Covid foi desenvolvida gratuitamente pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, um laboratório associado do sistema público.
Em breve, a StayAway Covid poderá ser integrada com as de outros países europeus que sigam o mesmo modelo no quadro do grupo técnico eHealth Network.
Já está disponível para download em iOS e Android. Pode descarregar a aplicação StayAway Covid a partir da App Store e da Google Play. No dia 2 de setembro, já mais de 110.000 portugueses tinham descarregado a aplicação.
Fonte: DGS