audio-2941753_1280

“Dar voz ao silêncio”

A música, no combate à violência.

A música é comummente utilizada como forma de dar voz a fenómenos muitas vezes ocultos e subvalorizados na sociedade atual. 

Na música que recomendamos neste artigo, vemos um claro exemplo disso: mulheres emblemáticas da música portuguesa que utilizam a ampla voz que têm para dar voz a quem tanto precisa e, tantas vezes, não a tem.

Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse juntaram-se para interpretar a música “Cansada”, que traz luz ao cenário negro da violência doméstica. 

O cenário negro traduz-se não só no vídeo sombrio e pouco iluminado, mas nas próprias palavras que nos trazem estas artistas que tão bem refletem diversos fenómenos tão transversais a várias situações de violência doméstica, como por exemplo o ciclo da violência

O ciclo da violência é um dos fenómenos que leva, muitas vezes, as vítimas a manterem-se em relações abusivas e é retratado ao longo dos versos da música “Cansada”, sendo possível identificar uma série de pensamentos e emoções vivenciados por pessoas vítimas de violência doméstica, bem como de outros tipos de violência.

Esta música surge na sequência de um projeto da APAV e veio assinalar os 25 anos de trabalho desta Associação no apoio às vítimas de todos os crimes. Com a música “Cansada” e utilizando o mote “dar voz ao silêncio”, a APAV brinda-nos com um excelente exemplo de como a música pode ir além do entretenimento e assumir um impacto social acrescido. 

Para saber mais, consulte o site oficial do projeto: https://apav.pt/cansada

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email