sitemascaras

Helpo distribui 1000 “viseiras solidárias”

No âmbito do combate e prevenção da Covid-19 em Moçambique.

A Helpo fez chegar às unidade de saúde do norte de Moçambique 1000 “viseiras solidárias”, 20 termómetros de infravermelhos, 91 baldes de 30 litros com torneira, 70 bacias e 1400 barras de sabão.

Este apoio é possível graças aos padrinhos de estudantes em Nampula, no âmbito do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância da Helpo (https://www.helpo.pt/pt/apoios-regulares). Tendo em conta o encerramento das escolas, este financiamento está a ser direccionado para o combate e prevenção da Covid-19, conferindo aos profissionais de saúde maior protecção na linha da frente do combate à pandemia. Os termómetros foram co-financiados pela Ecesis Unipessoal. 

A iniciativa das “viseiras solidárias” surgiu da Atitude JFS, os trabalhadores voluntários do GRUPO JFS, que quiseram contribuir para a prevenção e combate à Covid-19 e se uniram para desenvolver uma viseira de baixo custo, a partir de materiais disponíveis no mercado, num projecto social sem fins lucrativos. Cada viseira é vendida por 60 meticais e, por cada unidade vendida, far-se-á a doação de uma outra ao sector da saúde. O Ministério da Saúde moçambicano recebeu bem esta iniciativa, dada a falta de alternativas convencionais.

Tendo em conta a limitada capacidade de produção da Atitude JFS, e sabendo que em menos de um mês houve uma demanda de 55 mil viseiras, surgiu um movimento nacional de voluntários de outras organizações e sociedade civil, unidos pela mesma causa. Assim, todas as entidades em Moçambique que se quiserem juntar a esta iniciativa, podem receber do Grupo JSF o material e a formação para proceder à montagem das “viseiras solidárias”, tal como fez a Helpo. 

Estando já em estreita ligação com a Direcção Provincial de Saúde de Nampula, na pessoa da Directora Munira Abudou, a Helpo apoiou também estas unidades de saúde os referidos termómetros de infravermelhos, baldes com torneira, bacias e barras de sabão. Nas entregas estiveram presentes o Director do Hospital Central de Nampula, a Directora Provincial da Saúde de Nampula, o Administrador do Distrito de Rapale, os Directores dos Serviços Distritais de Saúde da Cidade de Nampula, de Rapale e de Meconta, e representantes do Serviço Distrital de Saúde de Murrupula.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email