mudarteonline

Prevenção da violência MUDARTE Online

A importância dos Jovens como agentes de mudança.

Em tempos de maior regularidade, a Associação Helpo em conjunto com uma rede de parceiros (Associação da BASE AO TOPO, Agrupamento de Escolas de Alvide e Clube Gaivotas da Torre – Associação Juvenil) e com o apoio do programa Cidadãos [email protected], financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto trabalha na prevenção da violência em contexto escolar, através do projeto MUDARTE.

Trata-se de um programa que visa, através da ferramenta do Teatro do Oprimido, capacitar alunos do 7º ano de escolas do município de Cascais, na identificação de situações de opressão e na intervenção de forma assertiva perante as mesmas. O projeto funciona no âmbito do plano de autonomia de flexibilização curricular das escolas, ocupando um tempo letivo a trabalhar a educação para a cidadania. 

Num estudo realizado pela autarquia, em 2010, apuraram-se elevados índices de violência nos jovens e a Helpo sentiu a urgência de atuar neste problema, permeando os jovens à adoção de comportamentos que reflitam atitudes e valores assertivos e de respeito mútuo, construindo ligações saudáveis e isentas de abuso e violência. Incluindo os jovens na reflexão, discussão e ação contra todas as formas de violência, criando espaços para novas vozes e atores emergentes, contamos que os participantes do projeto não só vivenciem a mudança na primeira pessoa, como promovam a sensibilização e mudança de atitudes e comportamentos relativamente às questões da violência junto dos pares, familiares e professores. 

O trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MUDARTE foi suspenso na sequência da interrupção das aulas presenciais, devido à situação que vivemos atualmente. Considerou-se, no entanto, que seria da maior importância, numa fase de grande vulnerabilidade para todos, manter o contacto com os jovens de forma adaptada à realidade atual, mantendo o seu envolvimento ativo na prevenção da violência, utilizando os meios que têm ao seu dispor para disseminar informação, tornando-os agentes de mudança e chegando a um maior número de alunos!

Desta vontade, surge o desafio #MUDARTEOnline, um conjunto de 5 desafios, que serão lançados semanalmente em MUDARTE Online. Os alunos poderão aceder ao desafio e partilhar as suas respostas com a Helpo e nas suas redes sociais chegando, desta forma, a um maior número de jovens, mantendo-se como agentes de mudança. Os alunos que participaram nas sessões do projeto MUDARTE nas escolas, foram desafiados diretamente com a colaboração dos professores, no entanto, neste formato, o MUDARTE Online pode chegar ainda mais longe e todos podem participar, aceder aos desafios e colaborar na prevenção da violência!   

Para saber mais:

https://sites.google.com/view/mudarteonline/home?authuser=0

https://www.helpo.pt/pt/mudarte

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email