mother-2605133_1280

COVID-19 e aleitamento materno: risco de transmissão?

Recomendações durante o aleitamento materno para reduzir o risco de contágio por coronavírus.

“Até ao momento, e tendo em conta a evidência disponível, não existe transmissão vertical do vírus SARS-CoV-2 no período neonatal através da amamentação, sendo que as amostras analisadas de leite materno de mulheres infetadas com COVID-19 deram negativo para o vírus SARS-CoV-2.(18, 19) No entanto, e dada a reduzida dimensão amostral dos estudos disponíveis, estes dados deverão ser interpretados com precaução. Estudos realizados com outros vírus respiratórios suportam a evidência de que não existe transmissão através do aleitamento materno, sendo este seguro, sempre que a condição clínica da mãe o permitir. (20)

Dados os benefícios do aleitamento materno (21), tanto para a mulher como para o seu filho, e dada a aparente evidência de não existência de transmissão da doença através desta via, torna-se importante reforçar a sua prática. Entidades como a OMS/UNICEF,(22) o Royal College of Obestetricians & Gynecologists(23) e o Centro de Controlo e Prevenção da Doença dos Estados Unidos(24) encorajam a alimentação exclusiva por aleitamento materno mesmo em mães diagnosticadas com COVID-19.

Contudo, e dada a proximidade da mãe-bebé durante o aleitamento materno, o risco de contágio por gotículas infeciosas no ar pode ser facilitado,(20) sendo que deverão ser adotadas medidas que minimizem esta possibilidade:(5)

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, antes e depois de cada mamada;
  • Usar uma máscara facial durante a amamentação;
  • Evitar tocar na boca, nariz e olhos do bebé;
  • Limpar e desinfetar os objetos e superfícies usados frequentemente;
  • Se a mãe optar por extrair o leite com uma bomba manual ou elétrica, deve lavar as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer parte da bomba ou do biberão e seguir as recomendações para uma limpeza e desinfeção adequadas da bomba após cada utilização;
  • Sempre que a condição clínica da mãe estiver muito debilitada, esta deve ser incentivada a extrair o leite e a não amamentar diretamente.”

Autores:

Catarina Paixão – Nutricionista, Investigadora Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa; Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Rita Sequeira – Nutricionista, Investigadora Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Paulo Sousa – Professor na ENSP-NOVA, Coordenador do Mestrado em Saúde Pública

Referências:

5. Direção-Geral de Saúde. Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus (COVID-19). COVID-19: Gravidez e aleitamento materno; 2020.

18. Chen H, Guo J, Wang C, Luo F, Yu X, Zhang W, et al. Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. Lancet. 2020;395(10226):809-15.

19. Fan C, Lei D, Fang C, Li C, Wang M, Liu Y, et al. Perinatal Transmission of COVID-19 Associated SARS-CoV-2: Should We Worry? Clin Infect Dis. 2020.

20. Rodrigues C, Baía I, Domingues R, Barros H. Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus (COVID-19). COVID-19: Gravidez e aleitamento materno; 2020.

21. Victora CG, Bahl R, Barros AJ, França GV, Horton S, Krasevec J, et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet. 2016;387(10017):475-90.

22. World Health Organization. Clinical management of severe acute respiratory infection (SARI) when COVID-19 disease is suspected; 2020.

23. Royal College of Obstetricians & Ginaecologists. COVID-19 virus infection and pregnancy; 2020.

24. Centers for Disease Control and Prevention. Pregnancy and breastfeeding; 2020.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email