As conservas sempre foram alimentos bastante procurados quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade. E em tempos de pandemia não fugimos à regra.
Confinados ao isolamento, planificar as compras e comprar as quantidades certas para garantir o abastecimento durante alguns dias, (nestes tempos aconselha-se fazer compras para um período mínimo de quinzes dias) é um desafio, principalmente, quando o espaço de armazenamento em casa nos traz algumas limitações.
É aqui que as conservas entram como os nossos “salva-vidas”. Quem nunca se viu sem inspiração para fazer o jantar ao fim do dia, e ao abrir o armário, salta à vista uma lata de atum ou um frasco de grão que logo nos inspiram para fazer um atum à bolonhesa ou uma salada fria de massa com grão, em quinze minutos?
As conservas de pescado e as leguminosas em conserva trazem-nos grandes vantagens: são muito fáceis de armazenar, são excelentes opções para economizar tempo na preparação das refeições e trazem-nos inúmeros benefícios nutricionais, quando sabemos fazer boas escolhas.
Como escolher e fazer um bom uso das conservas?
- Verificar o prazo de validade e optar por um prazo de validade longo;
- Confirmar a integridade da lata, se esta estiver opada, amolgada ou oxidada não a deve utilizar;
- Optar por conservas com menor teor de sal; o ideal será verificar no rótulo as que têm <0,6g por 100g de produto, no caso das leguminosas ou <0,9g por 100g de produto (no caso de atum e cavala);
- As conservas de pescado em água são a opção com menor valor energético (menos calorias);
- No caso das conservas de pescado, depois de abrir a lata, deve escorrer o conteúdo de forma a retirar o excesso de gordura;
- Já nas leguminosas, devem ser bem escorridas e passadas por água corrente de forma a retirar o excesso de sal;
- Se o produto não for utilizado de imediato, transferir para um recipiente de vidro, ou outro apropriado, e conservar no frigorífico por um período máximo de 3 dias.
Fonte: Adaptado de DGS. Receitas com enlatados – Alimentação Saudável em tempos de isolamento à base de conservas de pescado e leguminosas.