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O isolamento potencia as situações de conflito.

Sugestões para evitar e gerir o conflito.

Vivemos um cenário único, em que é pedido a todas as famílias para ficarem em casa. Somos obrigados a alterar as nossas vidas, as nossas rotinas e as relações com os outros.

Isto tem impacto!

Todas as pessoas reagem de forma diferente às situações de crise.

Podemos andar mais ansiosos, irritáveis, menos tolerantes, zangados, com dificuldades de comunicação, com pouca paciência para com as pessoas que estão mais próximas ou a partilhar o mesmo espaço. Podemos, até, ter alterações no sono ou nos padrões alimentares e abuso de substâncias (como o álcool).

Embora estas reações sejam naturais, podem dificultar muito a forma como se relaciona com as pessoas que estão à sua volta. 

É natural que surjam conflitos.

A nossa reação influencia as reações das outras pessoas. Não precisa de lidar com o conflito sozinha/sozinho. Existem estratégias e apoios que podem ajudar a evitar ou a gerir os conflitos.

Como evitar e gerir o conflito:

– Tempo e espaço para todos, para que possam relaxar e ter algum tempo sozinhos. É importante cuidar se si. Foque-se em si, conheça os seus comportamentos, pois são os únicos que pode controlar. Situações de conflito podem ser vistas como uma oportunidade para melhorar!

– Identificar pensamentos negativos (“não aguento mais”) e substituir por pensamentos positivos (“isto vai passar”, “vamos conseguir”).

– Manter as Rotinas, é crucial planear as tarefas e atividades que constroem o nosso dia, para que se possa sentir mais organizado. 

– Fazer Exercício Físico, o que permitirá trabalhar em larga medida o seu bem-estar físico e mental.

– Comunicação Positiva, se existem situações que o deixam desconfortável, fale sobre isso. Não fique à espera que o outro adivinhe os seus pensamentos e/ou emoções. Fale como se sente, de forma calma e tranquila, e mostre outras formas de resolver a situação. Evite acusações e juízos de valor (ex: “és sempre assim”; “nunca vais mudar”) que só tendem a agravar o conflito e a magoar o outro.

– Aumente a Tolerância e seja Gentil, como estamos mais sensíveis tendemos a exacerbar as reações das outras pessoas. Tente aumentar a compreensão e colocar-se no lugar do outro. É importante ter gestos de carinho nestes momentos mais difíceis (ex. “agradeçam um ao outro”; “peçam desculpas e aceitem desculpas sem ressentimentos”).

Lembre-se que a situação de isolamento pode provocar sentimentos de frustração, mas pode ser, também, um momento de grande oportunidade para toda a família!

Deixamos-lhe informação útil, caso queira ler mais sobre o assunto:

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_conflitos_isolamento.pdf

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