vegetables-3464782_1920

Como ter uma alimentação saudável em tempos de COVID-19

Conselhos para uma alimentação saudável e equilibrada.

Em tempos de COVID-19 deve priorizar os alimentos frescos, desde que bem higienizados. 

Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta. Opte por aqueles com maior durabilidade: nas frutas temos as maçãs, pera, laranjas ou tangerinas; nos hortícolas, as cenouras, nabo, abóbora, brócolos, feijão-verde. Não esquecer que os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas. 

Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água, ao longo do dia. Beba entre 1,5 a 1,9L de água por dia (o equivalente a 8 copos). Também pode hidratar-se com chá ou infusões, mas sem colocar açúcar.

As leguminosas são por vezes esquecidas. É preciso lembrar que elas constituem um dos sete grupos da Roda dos Alimentos, o que significa que o feijão, o grão, as ervilhas devem estar presentes na nossa mesa todos os dias. Em tempo de muitos enlatados em casa, fica mais fácil implementar esta regra de ouro. As leguminosas podem em algumas refeições ser alternativas à carne, pescado e ovos.

Mantenha a rotina das refeições diárias e evite snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia. Sabe qual a estratégia mais eficaz para evitar o consumo excessivo destes produtos? Não os comprar! Na sua lista de compras substitua estes alimentos por outros mais saudáveis e igualmente saborosos. Isto pode ser particularmente eficaz se tem crianças e adolescentes em casa, pois mais vale não ter estes alimentos por perto do que instituir regras difíceis de cumprir nestes dias que já difíceis. 

Aproveite este período em que todos estão em casa para envolver a família na planificação e preparação das refeições. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.

A Roda dos Alimentos ensina como deve ser uma alimentação saudável

Para ser completa deve escolher alimentos de todos os grupos. Para ser variada deve comer alimentos diferentes dentro de cada grupo (por exemplo: no pequeno almoço uma laranja, ao lanche uma maçã e no pequeno almoço de amanhã uma pera). Para ser equilibrada deve pensar nas quantidades e comer em maior quantidade os grupos com maior dimensão (exemplo: comer mais hortícolas e mais frutas) e em menor quantidade os grupos mais pequenos (exemplo: usar poucas gorduras e comer carne, pescado e ovos com moderação).

Adaptado de: DGS. 19 março 2020. Novo coronavírus, COVID-19 Alimentação.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva

Deixe os seus contactos para lhe enviarmos um resumo semanal das novas publicações para o seu email